SERVIÇOS / HEMONÚCLEO
Hemonúcleo

Funciona de segunda a sexta das 8h às 14h, no térreo do INC.

Para doar sangue é necessário estar munido de documento oficial com foto; ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50kg , ter boa saúde (não portar nenhuma doença crônica nem estar com nenhuma infecção ativa) e não estar em jejum.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:

(21) 3037-2215.


 
ETAPAS DA DOAÇÃO:

1º PASSO: RECEPÇÃO E CADASTRO: Apresentação de documento oficial com foto e atualização de dados cadastrais (endereço, telefone).

2º PASSO: TRIAGEM CLÍNICA E HEMATOLÓGICA: Verificação de peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura, uma “picadinha” no dedo para verificar sua hemoglobina e uma Entrevista confidencial.

3º PASSO: COLETA DE SANGUE: Coleta de sangue, proporcional ao peso do doador.

4º PASSO: LANCHE: É fornecido lanche com líquidos, para repor o volume doado. É importante continuar ingerindo bastante líquido ao longo do dia.
DÚVIDAS FREQUENTES:

Por que doar sangue?
O sangue é um tecido vivo essencial à vida.
Uma única doação ajuda a salvar várias vidas (Até 4 vidas)
O sangue não se fabrica.
O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo, e é reposto rapidamente.
Doar sangue é seguro.
Doar sangue é uma atitude de solidariedade, cidadania e amor.

Por que o peso mínimo para doar sangue é 50 Kg?
O volume de sangue doado é proporcional ao peso do doador. Homens não podem doar mais do que 9ml/kg de peso e mulheres 8ml/kg de peso.
Existe, na bolsa de coleta, um liquido que impede que o sangue coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Sendo assim, uma pessoa com peso inferior a 50Kg não pode doar o volume mínimo (400ml).

Qual a quantidade de sangue coletado em cada doação?

Em cada doação, são coletados aproximadamente 450ml de sangue.

Menores de 18 anos podem doar?

A legislação brasileira determina que o menor de idade pode doar a partir dos 16 anos, sendo necessária autorização prévia dos responsáveis. Entre em contato com o serviço de hemoterapia para obter informações a respeito do procedimento.

Posso doar sangue amamentando?
Não. A amamentação impede a doação por um ano após o parto.

Em quanto tempo o organismo repõe o sangue doado?
A reposição do volume doado ocorre em 24 horas e a reposição dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, o intervalo entre as doações deve ser respeitado para que o organismo alcance os níveis de estoque de ferro que apresentava antes da doação (60 dias para homens e 90 dias para mulheres).

O que é doação de plaquetas por aférese?
É uma doação seletiva, realizada através de uma máquina separadora de células, onde um pequeno volume de plasma e as plaquetas são retiradas de um doador.

Qual o intervalo recomendado para doação de plaquetas?
O intervalo entre as doações de plaquetas é 48 horas, devendo respeitar o número máximo de doações de plaquetas por mês (4 doações) e por ano (24 doações).
Após doar sangue, devo aguardar 60 dias para doar plaquetas.
E, após doar plaquetas, 72 horas para doar sangue.

O material usado na coleta de sangue é seguro?

Sim, todo o material utilizado na coleta de sangue é de uso individual, descartável, estéril e apirogênico (não causam febre). Não há risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

Por que só pode doar sangue quem teve hepatite antes dos 11 anos de idade?

A probabilidade de o doador ter adquirido, antes dos 11 anos de idade, hepatite A é de quase 100%. A hepatite A não deixa sequelas nem partículas virais após a cura. Não há restrição para doação de sangue.

Tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva impedem a doação por quanto tempo?
O impedimento para doação é por 12 meses após a realização.
No caso do piercing ser colocado na mucosa oral ou genital, o candidato estará inapto enquanto estiver com o piercing e será apto após 12 meses da retirada.

É necessário estar em jejum para doar?
Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando apenas os alimentos gordurosos no dia da doação.

Por que não podemos consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação?
A presença de gordura no sangue doado torna mais difícil a identificação de doenças transmissíveis, como hepatites B e C, AIDS, sífilis e Chagas.

É realizado algum exame no sangue doado?
Sim. Tipagem sanguínea e sorologias para hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, HTLV e HIV. Os exames estarão disponíveis para a retirada, pelo próprio doador, no serviço de hemoterapia.

Serei comunicado se algum exame der alterado?
Sim. Se algum exame der alterado será enviada uma correspondência solicitando o comparecimento do doador para receber orientação médica e/ou coletar nova amostra de sangue.

Posso doar sangue fazendo uso de medicamentos?
Depende do tipo de medicamento, devendo ser avaliado durante a entrevista, no dia da doação.

O que é feito com o sangue doado?
O sangue é separado em componentes (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado). Após a liberação dos testes laboratoriais estes componentes são liberados para uso nos pacientes.

O que é período janela imunológica?
Janela imunológica é o período que o organismo já infectado leva para que seus exames diagnósticos fiquem positivos. Neste período é possível transmitir a infecção, e o exame laboratorial é incapaz de diagnosticá-la. Por isso, é muito importante a colaboração do doador durante a entrevista clínica, fornecendo informações precisas e verdadeiras. Todas as informações prestadas são confidenciais, mas essenciais para uma correta avaliação da sua própria condição de saúde e da chance de risco para o paciente que receberá o sangue doado.

Por que são feitas perguntas a respeito da vida sexual do candidato?
Por que várias doenças transmitidas por relações sexuais também são transmitidas pela transfusão de sangue. O responsável pela triagem deve avaliar se o candidato à doação esteve exposto a alguma situação de risco acrescido para adquirir doença sexualmente transmissível (DST). Não poder doar por uma determinada situação significa apenas que ela deve aguardar um prazo de segurança para que, se tiver adquirido alguma doença, o exame consiga detectá-la, protegendo o receptor do sangue.

Se o motivo que o levou a doar sangue é fazer exames, avise ao responsável pela triagem. Você não deve doar sangue para esse fim. Para isto, basta procurar pelos Centros de Testagem Anônima mais próximos à sua residência. Nestes locais os exames são gratuitos, os resultados são mais rápidos e não necessitam do pedido médico para realização.
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail