INC
Sobre o Instituto
Referência do Ministério da Saúde no tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) atua há mais de 40 anos com destaque em procedimentos hemodinâmicos, cirurgias cardíacas de alta complexidade, incluindo as neonatais.

Atualmente é o único hospital público que realiza transplantes cardíacos em adultos e crianças no Estado do Rio de Janeiro e é o segundo centro que mais realiza cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil.

Formador de profissionais para a rede de saúde, o INC possui Programas de Residência Médica, Enfermagem e Farmácia de excelência, além de cursos de pós-graduação que abrangem diversas áreas de atuação cardiovascular, como Hemodinâmica, Ecocardiografia e Perfusão em Cirurgia Cardíaca. Conta ainda com mestrado multiprofissional em Ciências Cardiovasculares e Avaliação de Tecnologia em Saúde.
No campo da pesquisa, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como coordenador do maior estudo multicêntrico já realizado no país na área de terapias celulares em cardiopatas e desenvolve pesquisas clínicas em diversas áreas de diagnóstico e tratamento em cardiologia.
História da Instituição

A necessidade da criação de um hospital especializado em Cardiologia surgiu no início dos anos 70, no núcleo do Hospital Nossa Senhora das Vitórias, em Botafogo. Esse núcleo, em 1973, contribuiu para a criação do Hospital das Clínicas de Laranjeiras, situado na Rua das Laranjeiras, 374, no prédio onde funcionava a antiga Casa das Comerciárias, pertencente ao Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários (IAPC). Com o nome de Hospital das Clínicas de Laranjeiras e, posteriormente, Hospital de Cardiologia de Laranjeiras (HCL) passou a desenvolver exclusivamente atendimento médico assistencial na área de Cardiologia.

Com base no nível de excelência de seus serviços, no ano de 2000, o HCL tornou-se um Centro de Referência do Ministério da Saúde para a realização de treinamento, pesquisa e formulação de políticas de saúde, passando a atuar sob a denominação de Instituto Nacional de Cardiologia.

 
Nossa Infraestrututa

Números / dados da instalação
O Instituto dispõe de 165 leitos, sendo 60 de UTI, com 4 mil internações anuais, 1200 cirurgias e 50 mil consultas médicas. O INC investe também na incorporação das mais modernas tecnologias disponíveis no mundo como o implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI), ecocardiografia tridimensional, testes genéticos de última geração, entre outros.

Organograma e Gestão

Acesse o Organograma referente à hierarquia de diretores e coordenação clicando aqui.

Equipe

O atendimento aos pacientes do Instituto é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Profissionais experientes e qualificados comprometidos com a alta qualidade no atendimento, um dos fatores que torna o INC um centro de referência em Cardiologia.

Comissões

CCIH:
Considerando-se a infecção hospitalar como um importante problema de saúde pública no mundo e uma das principais causas de morbidade e mortalidade, a CCIH é hoje uma das principais Comissões do Instituto Nacional de Cardiologia. Atua com o objetivo de colaborar com a equipe multiprofissional do Instituto visando minimizar os riscos da ocorrência de infecção hospitalar e de suas complicações.

Comissão de Óbito:
Composta por quatro membros, a comissão tem como principal objetivo analisar os casos de óbito do Instituto quanto às causas e o atendimento prestado ao paciente, de maneira a detectar falhas e aprimorar os procedimentos necessários.

 

Colegiados

CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho:
O Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, sendo constituído nos termos da Resolução n.º 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, expedida em 12/12/2012.

Comissão Científica:
A Comissão Científica do Instituto Nacional de Cardiologia tem como finalidade contribuir para o aumento qualificado da produção científica da instituição. Entre suas principais ações estão assessorar a direção na construção da política de pesquisa do Instituto; analisar e discutir os projetos de pesquisa realizados na instituição; deliberar sobre a provação ou não dos projetos de pesquisa a serem realizados e elaborar programas de atividades científicas do INC como congressos e simpósios.

Conselho Gestor:
Órgão colegiado consultivo e permanente, o Conselho tem por finalidade assegurar a participação democrática no acompanhamento e fiscalização da gestão no âmbito da atuação da unidade. Tem a composição tripartite com nove membros representantes da Direção, dos profissionais e dos usuários.

Núcleo de Segurança do Paciente:
Criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, o núcleo está vinculado à Coordenação Hospitalar do INC e busca a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; a disseminação sistemática da cultura de segurança; a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

A implantação do núcleo atende à resolução nº 36, de 25 de julho de 2013 da Anvisa que institui as ações para segurança do paciente em serviços de saúde e estabelece a obrigatoriedade de implantação do Núcleo de Segurança dos Pacientes em serviços de saúde.

 
Atendimento

O INC, como unidade de referência terciária, atende adultos e crianças com diagnóstico prévio de doença cardíaca que necessitem de outros procedimentos cardiológicos de alta complexidade que estejam previamente agendados através dos Sistemas de Regulação vigentes.

As unidades de saúde, Emergências e UPAs 24 h próximos à sua residência, caso identifiquem necessidade de atendimento cardiológico de alta complexidade, entrarão em contato e solicitarão seu encaminhamento ou transferência para o INC através do Sistema de Regulação.

- Consultas e Exames:
Pacientes com indicação cirúrgica eletiva ou de outros procedimentos cardiológicos de alta complexidade serão encaminhados para o INC através dos Sistemas de Regulação vigentes nas unidades de saúde do seu município.

 
 
MISSÃO
Promover a saúde cardiovascular, formar profissionais, desenvolver e disseminar conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento social e econômico do país.
VISÃO
Ser referência nacional em atenção cardiovascular, com excelência na assistência, ensino e pesquisa, desenvolvimento tecnológico e na gestão em saúde, ser centro de formulação de políticas para a prevenção e terapia cardiovascular no país.
VALORES

- Ética

- Qualidade

- Responsabilidade Social

- Humanização

- Gestão Participativa

Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail