NOTÍCIAS
INC homenageia profissionais da FAB, CBMERJ, PMERJ e equipe de Transplantes do Instituto por sucesso em ação conjunta

A Direção Geral do INC homenageou no dia 05 de março, no auditório da instituição, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e Defesa Civil, a Polícia Militar do Paraná, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e seu Batalhão de Choque, as Coordenações de Transplantes (SNT-Nacional e PET-Estadual), assim como toda a equipe multidisciplinar de transplantes do Instituto pela atuação em conjunto que garantiu o sucesso de dois transplantes de coração realizados em um dia tão conturbado na cidade do Rio.

Evento foi um agradecimento aos profissionais que ‘driblaram’ a violência no Rio de Janeiro para fazer dois transplantes de coração em 12h.

O primeiro transplante salvou a vida de um menino de 12 anos. O órgão foi captado de um doador adulto de Curitiba e chegou ao Aeroporto do Galeão, com o apoio da Força Aérea Brasileira. O helicóptero da Defesa Civil foi imprescindível para trazer, em pouco tempo, o coração para uma localização próxima ao INC: o Palácio Guanabara. A partir daí a ambulância com o coração doado foi escoltada por batedores da PMERJ e chegou prontamente ao Instituto. O paciente, que desde o nascimento sofria de miocardiopatia restritiva, afetando os músculos do coração e deixando os batimentos fracos, passa bem e agora começa uma nova vida.

O segundo transplante do dia teve o órgão captado em Saracuruna, no município de Duque de Caxias, região metropolitana do RJ. Mais uma vez com o uso de helicóptero e dos batedores vencemos os bloqueios na Av. Brasil e nas Linhas Vermelha e Amarela, onde um conflito entre bandidos e policiais impediria que o órgão chegasse a tempo. Desta vez, uma jovem de 26 anos recebeu, junto com o coração, uma oportunidade de retomada de sua qualidade de vida e a expectativa da realização dos seus sonhos.

A ação conjunta da equipe do INC, da FAB, CBMERJ, da PMERJ foi imprescindível para a realização dos dois transplantes dentro do tempo previsto de 4 horas.

Também foram homenageados a enfermeira Tereza Cristina Guimarães e o cirurgião cardíaco Dr. Alexandre Siciliano Colafranceschi, profissionais que iniciaram, desenvolveram e aprimoraram o Serviço de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Instituto ampliando a assistência e melhorando nossos resultados.

Publicado em: 07/03/2018.

Elaborado por: Débora Simões

Outras notícias
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail