PESQUISA
O INC na área de Pesquisa
Buscando potencializar a qualidade em atenção cardiovascular o INC desenvolve atividades de pesquisa que seguem padrões internacionais de qualidade científica e ética. Algumas das principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo INC são: Endocardite infecciosa; Cardiomiopatias; Febre Reumática; Eletrofisiologia e Arritmias; Cirurgia Cardíaca; Hipertensão Arterial; Novos Fármacos em Cardiologia; Pesquisa translacional em Cardiologia: terapia celular, biologia molecular, estudos de função endotelial.
Comitê de Ética e Pesquisa em Pesquisas em Seres Humanos:
O Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia é um colegiado interdisciplinar e independente ligado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, de relevância pública e caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em seres humanos, em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos sendo constituído nos termos da Resolução n.º 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, expedida em 12/12/2012.
Comissão Científica:

A Comissão Científica do Instituto Nacional de Cardiologia tem como finalidade principal contribuir para o aumento qualificado da produção científica da instituição. Entre suas principais ações estão assessorar a direção na construção da política de pesquisa do Instituto; analisar e discutir os projetos de pesquisa realizados na instituição; deliberar sobre a provação ou não dos projetos de pesquisa a serem realizados e elaborar programas de atividades científicas do INC como congressos e simpósios.

Submissão de projetos para avaliação pela Comissão Científica do INC

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS):
Criado em 2009, o NATS integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias de Saúde e é composto por uma equipe de mestres e doutores com ampla experiência na área de pesquisa. Está ligado à Direção Geral do INC, com intensa cooperação com as áreas de Ensino e Pesquisa buscando oferecer suporte tanto ao hospital quanto ao Ministério da Saúde na tomada de decisões sobre incorporação de novas tecnologias.
Simpósio:
A evolução constante da Cardiologia e o crescimento significativo da pesquisa cardiológica no Brasil faz com que espaços para discussão e troca de conhecimentos e experiências sejam cada vez mais importantes para os profissionais da área, o que faz com que o Simpósio de Cardiologia do INC seja considerado o mais importante e tradicional evento da área no Estado e um dos maiores do país. Realizado anualmente, o evento consagra o INC como referência em avanço tecnológico e científico na Cardiologia.
 

Pesquisas

Atualmente há diversas pesquisas e projetos em andamento, dentre os quais destacamos:

PESQUISA CLINICA

O serviço de pesquisa clínica participa de ensaios clínicos internacionais como o Global Leaders em parceria com The European Cardiovascular Research Institute, o IMPACT AF em parceria com a Duke Clinical Research Institute, o GutHeart em parceria com a Universidade de Oslo, o OCT em parceria com a Cardiovascular Research Center; assim como ensaios clínicos nacionais como o River em parceria com o HCor, o estudo de Avaliação da Qualidade da Atenção Hospitalar Brasileira em parceria com a Secretaria de Ciência , Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE/Ministério da Saúde e o projeto Rio Minas Telecardio em parceria com a UFMG, com subsidio do CNPq, e do qual é o centro coordenador.

O Núcleo de Evidências promove a gestão do conhecimento e a disseminação de evidências científicas produzida pela pesquisa em saúde, através de projetos como o estudo de Adequação das Ações de prevenção e Controle da Hipertensão Arterial para a Realidade do Município de Angra dos Reis - RJ: SINTESE DE EVIDÊNCIAS, e o estudo de Diagnóstico Precoce De Cardiopatias Congênitas Através de Ultrassonografia Morfológica Fetal e da Triagem Neonatal pelo Teste do Coraçãozinho: SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS, contando com subsidios da OPAS.

O INC é sitio colaborador do International Collaboration on Endocarditis, sediado na Duke University, Carolina do Norte, EUA, desde 2006. Vem desenvolvendo pesquisa em doença orovalvar e endocardite desde então, com divulgação em congressos nacionais e internacionais e publicações independentes e em conjunto com o grupo do ICE.

PESQUISA TRANSLACIONAL

O Centro de Tecnologia Celular do Instituto Nacional de Cardiologia (CTC/INC) atualmente vem desenvolvendo projetos na área da pesquisa translacional, com foco nas análises genéticas de cardiopatias hereditárias, tais como cardiomiopatias e canalopatias, produção Células-Tronco de Pluripotência Induzida (iPS) ligadas a essas cardiopatias para estudos eletrofisiológicos, histopatológicos e bioquímicos em parceria com a UFRJ. Além disso, estão sendo realizados projetos que visam à análise de painel de linfócitos em pacientes portadores de HIV/AIDS em estudo ligado ao exercício físico crônico e avaliação microvascular e estudos de citocinas inflamatórias em pacientes chagásicos.

NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em saúde)

Dentre outros, desenvolve o estudo MCDA, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a London School of Economics,que tem como objetivo criar uma estrutura para o suporte a tomada de decisão com análise de multicriterios.

Estudo de qualidade de vida e preferências: envolve parceria com o Instituto I'Dor e com a University of South Florida. O objetivo é avaliar e desenvolver suporte metodológico para estudos econômicos para extração de utilidades e estudo de preferências de pacientes, sendo utilizados o Euroqol, Discrete Choice Experiment e o Best-Worse experiment.

PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA

Avaliação do desempenho dos serviços de cirurgia cardíaca infantil do Sistema Único de Saúde (SUS): dentre outras ações, identifica os procedimentos para tratamento da cardiopatia congênita no Sistema de Informação Hospitalar- SIH do SUS, caracteriza e mapeia a rede de serviços de saúde que realizam cirurgia cardíaca infantil traçando um perfil epidemiológico do volume e tipo de procedimentos cirúrgicos realizados para o tratamento das cardiopatias congênitas na infância; realiza o relacionamento probabilístico entre os bancos de dados nacionais SIH e o Sistema de Informação sobre mortalidade – SIM.

Avaliação da efetividade e da sobrevida das internações para cirurgia de revascularização miocárdica e de angioplastia coronariana no Sistema Único de Saúde (SUS) e o impacto das condições sociais dos pacientes, avaliadas pelo índice de desenvolvimento humano (IDH): avalia a sobrevida dos pacientes submetidos aos procedimentos de revascularização miocárdicos pagos pelo SUS através da integração do SIH e do SIM.

 
 
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail