VOLUNTÁRIO

O trabalho voluntário no INC tem foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, tanto internado quanto em atendimento ambulatorial, assim como de todos os envolvidos no processo do cuidado. O objetivo é promover a autoconfiança e o enfrentamento da doença de forma positiva, valorizando o potencial humano, encorajando a continuidade do tratamento e busca por qualidade de vida.

O voluntário irá contribuir com as equipes multiprofissionais desenvolvendo atividades complementares, de caráter lúdico, recreativo, educativo, cultural, de apoio e desenvolvimento social, entre outras, dentro do conceito ampliado de saúde, respeitando a dignidade e a cultura de todos.

 


O QUE É SER UM VOLUNTÁRIO?

“Voluntário é um indivíduo que presta serviços ou realiza atividades em benefício da comunidade sem remuneração em troca, doando parte de seu tempo e conhecimentos por um impulso solidário, que vem a atender tanto às suas motivações pessoais quanto aos imperativos de uma causa ou luta por um ideal, promovendo ou apoiando atividades de inclusão social e resgate da cidadania.”

QUAIS REQUISITOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SER VOLUNTÁRIO NO INC?

  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Documentação civil regularizada;
  • Aptidão para realização das atividades propostas;
  • Disponibilidade de tempo de 4 horas semanais em um turno único de 2ª a 6ª feira no horário diurno;
  • Compromisso com o paciente e a instituição;
  • Respeito às normas e diretrizes institucionais.

COMO SE INSCREVER

O candidato poderá preencher o documento de inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail: inc.de.coracao@inc.saude.gov.br, para candidatar-se a voluntário do INC de Coração. O formulário de inscrição também está disponível na recepção do INC e pode ser preenchido e entregue no local;

PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

O processo de captação de voluntários ocorre de acordo com a disponibilidade de vagas no INC. O INC de Coração entrará em contato com os candidatos inscritos para convidá-lo para entrevista para esclarecimento sobre as atividades desenvolvidas e identificação do perfil do candidato, seus interesses e motivações.

TREINAMENTO

Uma vez selecionado o voluntário receberá instruções sobre as normas institucionais, treinamento multiprofissional sobre a atividade da qual irá participar, prevenção de infecção hospitalar e assinará o termo de adesão e o de conduta.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO VOLUNTARIADO

  • Cuidado ao Paciente;
  • Acolhimento e Ambiência Hospitalar;
  • Apoio Solidário;
  • Desenvolvimento Social;
  • Doação de sangue e órgãos.

PARCERIAS

Pessoas físicas ou jurídicas que venham a contribuir de forma regular ou esporádica na captação ou doação de recursos e também na execução de atividades já estruturadas. Você também pode ser parceiro do INC de Coração! Entre em contrato conosco pelo e-mail: inc.de.coracao@inc.saude.gov.br.

Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail